-
Arquitetos: Marina Salles Arquitetura e Interiores
- Área: 350 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Fran Parente
-
Fabricantes: Dpot, Etel, Madesma Marcenaria, Oscar ono, Pedras Bellas Artes
Descrição enviada pela equipe de projeto. Diferente da maior parte dos novos apartamentos em São Paulo, nos quais a varanda faz parte da sala de estar como um ambiente único, o maior desejo do jovem casal dono desse apartamento de 350 metros quadrados, era que de fato a varanda tivesse cara de varanda de casa, sendo ao mesmo tempo integrada aos demais ambientes de sala.
Esse foi o ponto de partida para que a arquiteta Marina Salles Luz, à frente do Marina Salles Arquitetura e Interiores, fizesse todas as escolhas de layout e principalmente dos materiais utilizados, como é o caso do piso e forro, que têm a função de evidenciar a transição de texturas, justamente para diferenciar os ambientes. O forro ripado em madeira e a floreira, que ocupam toda extensão da varanda, são mais duas características que trazem o aconchego do jardim para dentro de casa.
O contraste dos materiais também aparece na marcenaria, que une uma base de painéis em laca branca fosca com a estante em madeira freijó do home theater. O painel, ainda, tem a função de dar opção aos moradores de integrar a cozinha ao ambiente ou não, através de uma grande porta de correr que pode ser aberta e recolhida atrás do mesmo.
A composição dos móveis uniu peças feitas sob medida a peças de designers renomados como Claudia Moreira Salles e Sergio Rodrigues, deixando o ambiente convidativo para os amigos e família que recebem. Sobre a base sóbria do apartamento, o uso da cor em algumas peças também permitiu a sensação de um ambiente descontraído, mas ao mesmo tempo, elegante e atemporal.